Fundamentos de Enfermagem II (2 º Sem 2024/2025)

LE

Planeamento

Aulas Teórico Prática

Aula 1

PC - Aula 1
PC - Aula 1
Conteúdo:
  • Apresentação dos coneúdos programáticos; resultados de aprendizagem; métodos e técnicas de ensino; estratégia de avaliação; referências bibliográficas;
  • Importânica da Monitorização dos Sinais Vitais;

Método de exposição: 

  • Presencial - Debate e Utilização do LAE;

Objetivo:

  • Utilizar a metodologia do Processo de Enfermagem (PE) - avaliação inicial; diagnósticos de enfermagem; intervenções de enfermagem; reavaliação, para a promoção da saúde e segurança dos cuidados;
  • Compreender a importância da monitorização dos sinais vitais, na prática de cuidados de enfermagem

Atividade: 

  • Analisar e discutir, através de experiências próprias sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização dos Sinais Vitais;
  • Reflexão sobre as seguintes questões:
    • Qual a importância da monitorização dos sinais vitais?
    • Quais são os sinais vitais?
    • Quando avaliar?

Aula 2

PC - Aula 2
PC - Aula 2
Conteúdo:
  • Monitorização da Temperatura Corporal;

Atividade:

  • Analisar e discutir, através dos documentos de apoio disponibilizados (texto/vídeo) e do estudo realizado, pelo estudante sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização da "temperatura corporal";
  • Reflexão sobre as seguintes questões:
    1. Qual o "conceito fisiológico" da temperatura corporal?
    2. Quais os fatores que podem influenciar a temperatura corporal?
    3. Quais os valores/padrões de referência?
    4. O que é a febre e quais outros distúrbios da temperatura corporal?
    5. Quais os locais a eleger para monitorização da temperatura corporal?
    6. Quais os instrumentos a utilizar para a monitorização da temperatura corporal?
    7. Quais os cuidados de enfermagem a ter antes, na monitorização da temperatura corporal?
    8. Quais os cuidados de enfermagem a ter durante a monitorização da temperatura corporal?
    9. Quais os cuidados de enfermagem a ter após a monitorização da temperatura corporal?
    10. Quais as intervenções de enfermagem (linguagem científica/comum e linguagem CIPE) relativamente ao diagnóstico de enfermagem: "Febre" para alcançar o resultado de enfermagem: "Temperatura corporal dentro dos limites normais"

Aula 3

PC - Aula 3
PC - Aula 3
Conteúdo:
  • Monitorização da Frequência Cardíaca e Frequência Respiratória;

Atividade:

  • Analisar e discutir, através dos documentos de apoio disponibilizados (texto/vídeo) e do estudo realizado, pelo estudante sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização da "Frequência Cardíaca - FC e Frequência Respiratória - FR";
  • Reflexão sobre as seguintes questões:
    1. Qual o "conceito fisiológico" de Frequência Cardíaca?
    2. Quais os fatores que podem influenciar a FC?
    3. Quais os valores/padrões de referência da FC?
    4. Quais os locais e instrumentos a ter em conta na monitorização da FC?
    5. Qual o "conceito fisiológico" de Frequência Respiratória?
    6. Quais os fatores que podem influenciar a FR?
    7. Quais os valores/padrões de referência da FR?
    8. Quais os locais e instrumentos a ter em conta na monitorização da FR?
    9. Quais os cuidados de enfermagem a ter antes, durante e após na monitorização da Frequência Cardíaca e Frequência Respiratória?
    10. Quais as intervenções de enfermagem (linguagem científica, comum e linguagem CIPE) relativamente ao diagnóstico de enfermagem: "Frequência cardíaca dentro dos limites normais?"

Aula 4

PC - Aula 4
PC - Aula 4
Conteúdo:
  • Monitorização da pressão sanguínea;

Atividade:

  • Analisar e discutir, através dos documentos de apoio disponibilizados (texto/vídeo) e do estudo realizado, pelo estudante sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização da pressão sanguínea;
  • Reflexão sobre as seguintes questões:
    1. Qual o "conceito fisiológico" de Monitorização da pressão sanguínea?
    2. Quais os fatores que podem influenciar a Monitorização da pressão sanguínea?
    3. Quais os valores/padrões de referência?
    4. Quais os locais, instrumentos e cuidados na Monitorização da pressão sanguínea?
    5. Quais as intervenções de enfermagem (linguagem científica, comum e linguagem CIPE) relativamente ao diagnóstico de enfermagem: "Pressão sanguínea dentro dos limites normais"?

Aula 5

PC Aula 5
PC Aula 5

Conteúdos: 

  • Legislação e Normas sobre Medicamentos - REPE (Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro)
  • Incompatibilidades do exercício da profissão de enfermeiro
  • INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
  • OUTROS:
  • Tomada de Posição Ordem dos Enfermeiros
  • Legislação Farmacêutica Compilada
  • Sistema Nacional de Farmacovigilância
  • Prontuário Terapêutico
  • Genéricos e Não Genérico

Objetivos: 

Debater as responsabilidades legais do Enfermeiro na prescrição e administração de terapêutica;

Conhecer o modo de atuação dos medicamentos nos sistemas vivos;  

Entender a farmacologia como correção de uma disfunção fisiológica; 

Compreender a necessidade da prescrição para determinados grupos terapêuticos;

Atividade:Mapa conceitual

Aula 6

PC Aula 6
PC Aula 6

Conteúdo:Fenómenos frequentes inerentes à temática: Automedicação; Polimedicação; Regime terapêutico medicamentoso; Armazenamento e eliminação da medicação ao domicílio; Os efeitos do envelhecimento no metabolismo dos medicamentos; Direitos do Utente & Terapêutica

Objetivo: 

Descrever o papel do Enfermeiro na preparação e administração de terapêutica;

Descrever os fatores a ter em consideração na avaliação das necessidades e da resposta, do utente à terapêutica;

Entender os mecanismos de ação dos fármacos e seus possíveis efeitos secundários; 

Reconhecer as diferentes vias de administração dos fármacos; 

Compreender a necessidade da prescrição para determinados grupos terapêuticos;

Ter noções básicas no aconselhamento aos utentes, contribuir na automedicação responsável.

Atividade:Estudo de caso – Processo de enfermagem

Aula 7

PC Aula 7
PC Aula 7

Conteúdo:

Aplicação da Farmacologia na Prática de Enfermagem:Tipo de Prescrições; Sistemas de Medida dos Medicamentos; Sistemas de Distribuição; Fatores com influência na ação medicamentosa; Fatores que influenciam a escolha da via; Vias de Administração; Formas de Apresentação; Papel do Enfermeiro na preparação e administração – Cartão de terapêutica; Normas (Treze “certos”); Erros de Medicação;


Objetivos: 

  • Descrever o papel do Enfermeiro na preparação e administração de terapêutica;
  • Descrever os fatores a ter em consideração na avaliação das necessidades e da resposta, do utente à terapêutica;
  • Calcular corretamente a dosagem do medicamento prescrito;
  • Enumerar os treze “certos” da administração de terapêutica;

 

Atividade:Visualização e Análise crítica do vídeo: https://youtu.be/7C9kVGz5T54

Aula 8

PC - Aula 8
PC - Aula 8

Conteúdo:Preparação e administração de terapêutica entérica e parentérica;

Objetivo:Preparar e administrar, corretamente, medicamentos por via oral;  supositórios rectais; via tópica: gotas oftálmicas, otológicas e nasais, preparados dermatológicos; inalações; via intramuscular e medicamentos por via endovenosa; 

Atividade:Trabalho em grupo e apresentação em sala de aula, cada protocolo/procedimento