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Fundamentos de Enfermagem II
(2
º Sem
2024/2025)
LE
Planeamento
Aulas Teórico Prática
Aula 1
PC - Aula 1
PC - Aula 1 Conteúdo: - Apresentação dos coneúdos programáticos; resultados de aprendizagem; métodos e técnicas de ensino; estratégia de avaliação; referências bibliográficas;
- Importânica da Monitorização dos Sinais Vitais;
Método de exposição: - Presencial - Debate e Utilização do LAE;
Objetivo: - Utilizar a metodologia do Processo de Enfermagem (PE) - avaliação inicial; diagnósticos de enfermagem; intervenções de enfermagem; reavaliação, para a promoção da saúde e segurança dos cuidados;
- Compreender a importância da monitorização dos sinais vitais, na prática de cuidados de enfermagem
Atividade: - Analisar e discutir, através de experiências próprias sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização dos Sinais Vitais;
- Reflexão sobre as seguintes questões:
- Qual a importância da monitorização dos sinais vitais?
- Quais são os sinais vitais?
- Quando avaliar?
Aula 2
PC - Aula 2
PC - Aula 2 Conteúdo: - Monitorização da Temperatura Corporal;
Atividade: - Analisar e discutir, através dos documentos de apoio disponibilizados (texto/vídeo) e do estudo realizado, pelo estudante sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização da "temperatura corporal";
- Reflexão sobre as seguintes questões:
- Qual o "conceito fisiológico" da temperatura corporal?
- Quais os fatores que podem influenciar a temperatura corporal?
- Quais os valores/padrões de referência?
- O que é a febre e quais outros distúrbios da temperatura corporal?
- Quais os locais a eleger para monitorização da temperatura corporal?
- Quais os instrumentos a utilizar para a monitorização da temperatura corporal?
- Quais os cuidados de enfermagem a ter antes, na monitorização da temperatura corporal?
- Quais os cuidados de enfermagem a ter durante a monitorização da temperatura corporal?
- Quais os cuidados de enfermagem a ter após a monitorização da temperatura corporal?
- Quais as intervenções de enfermagem (linguagem científica/comum e linguagem CIPE) relativamente ao diagnóstico de enfermagem: "Febre" para alcançar o resultado de enfermagem: "Temperatura corporal dentro dos limites normais"
Aula 3
PC - Aula 3
PC - Aula 3 Conteúdo: - Monitorização da Frequência Cardíaca e Frequência Respiratória;
Atividade: - Analisar e discutir, através dos documentos de apoio disponibilizados (texto/vídeo) e do estudo realizado, pelo estudante sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização da "Frequência Cardíaca - FC e Frequência Respiratória - FR";
- Reflexão sobre as seguintes questões:
- Qual o "conceito fisiológico" de Frequência Cardíaca?
- Quais os fatores que podem influenciar a FC?
- Quais os valores/padrões de referência da FC?
- Quais os locais e instrumentos a ter em conta na monitorização da FC?
- Qual o "conceito fisiológico" de Frequência Respiratória?
- Quais os fatores que podem influenciar a FR?
- Quais os valores/padrões de referência da FR?
- Quais os locais e instrumentos a ter em conta na monitorização da FR?
- Quais os cuidados de enfermagem a ter antes, durante e após na monitorização da Frequência Cardíaca e Frequência Respiratória?
- Quais as intervenções de enfermagem (linguagem científica, comum e linguagem CIPE) relativamente ao diagnóstico de enfermagem: "Frequência cardíaca dentro dos limites normais?"
Aula 4
PC - Aula 4
PC - Aula 4 Conteúdo: - Monitorização da pressão sanguínea;
Atividade: - Analisar e discutir, através dos documentos de apoio disponibilizados (texto/vídeo) e do estudo realizado, pelo estudante sobre a prática de cuidados de enfermagem: Monitorização da pressão sanguínea;
- Reflexão sobre as seguintes questões:
- Qual o "conceito fisiológico" de Monitorização da pressão sanguínea?
- Quais os fatores que podem influenciar a Monitorização da pressão sanguínea?
- Quais os valores/padrões de referência?
- Quais os locais, instrumentos e cuidados na Monitorização da pressão sanguínea?
- Quais as intervenções de enfermagem (linguagem científica, comum e linguagem CIPE) relativamente ao diagnóstico de enfermagem: "Pressão sanguínea dentro dos limites normais"?
Aula 5
PC Aula 5
PC Aula 5 Conteúdos: - Legislação e Normas sobre Medicamentos - REPE (Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro)
- Incompatibilidades do exercício da profissão de enfermeiro
- INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
- OUTROS:
- Tomada de Posição Ordem dos Enfermeiros
- Legislação Farmacêutica Compilada
- Sistema Nacional de Farmacovigilância
- Prontuário Terapêutico
- Genéricos e Não Genérico
Objetivos: Debater as responsabilidades legais do Enfermeiro na prescrição e administração de terapêutica; Conhecer o modo de atuação dos medicamentos nos sistemas vivos; Entender a farmacologia como correção de uma disfunção fisiológica; Compreender a necessidade da prescrição para determinados grupos terapêuticos; Atividade:Mapa conceitual
Aula 6
PC Aula 6
PC Aula 6 Conteúdo:Fenómenos frequentes inerentes à temática: Automedicação; Polimedicação; Regime terapêutico medicamentoso; Armazenamento e eliminação da medicação ao domicílio; Os efeitos do envelhecimento no metabolismo dos medicamentos; Direitos do Utente & Terapêutica Objetivo: Descrever o papel do Enfermeiro na preparação e administração de terapêutica; Descrever os fatores a ter em consideração na avaliação das necessidades e da resposta, do utente à terapêutica; Entender os mecanismos de ação dos fármacos e seus possíveis efeitos secundários; Reconhecer as diferentes vias de administração dos fármacos; Compreender a necessidade da prescrição para determinados grupos terapêuticos; Ter noções básicas no aconselhamento aos utentes, contribuir na automedicação responsável. Atividade:Estudo de caso – Processo de enfermagem
Aula 7
PC Aula 7
PC Aula 7
Conteúdo: Aplicação da Farmacologia na Prática de Enfermagem:Tipo de Prescrições; Sistemas de Medida dos Medicamentos; Sistemas de Distribuição; Fatores com influência na ação medicamentosa; Fatores que influenciam a escolha da via; Vias de Administração; Formas de Apresentação; Papel do Enfermeiro na preparação e administração – Cartão de terapêutica; Normas (Treze “certos”); Erros de Medicação;
Objetivos: - Descrever o papel do Enfermeiro na preparação e administração de terapêutica;
- Descrever os fatores a ter em consideração na avaliação das necessidades e da resposta, do utente à terapêutica;
- Calcular corretamente a dosagem do medicamento prescrito;
- Enumerar os treze “certos” da administração de terapêutica;
Atividade:Visualização e Análise crítica do vídeo: https://youtu.be/7C9kVGz5T54
Aula 8
PC - Aula 8
PC - Aula 8 Conteúdo:Preparação e administração de terapêutica entérica e parentérica; Objetivo:Preparar e administrar, corretamente, medicamentos por via oral; supositórios rectais; via tópica: gotas oftálmicas, otológicas e nasais, preparados dermatológicos; inalações; via intramuscular e medicamentos por via endovenosa; Atividade:Trabalho em grupo e apresentação em sala de aula, cada protocolo/procedimento
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